Neste estudo foi modificado um método automatizado capaz de quantificar comportamentos que foram aplicados às mudanças associadas à transição pós-desmame em leitões. O método é baseado em dados e depende apenas de dados de imagens gravadas em vídeo, sem depender de sensores ou indicadores adicionais nos suínos. Foi aplicado a imagens de vídeo geradas a partir de um experimento durante o qual leitões desmamados foram submetidos a tratamentos que continham ou não antimicrobianos na ração (ZnO ou antibióticos). Esperava-se que estes tratamentos influenciassem o desempenho e a sanidade dos leitões a curto prazo, minimizando o risco de distúrbios entéricos pós-desmame, como a diarreia. O método quantificou os comportamentos alimentares e de bebida do grupo, bem como a postura (ou seja, para cima e para baixo) durante a primeira semana após o desmame, quando o risco de diarreia pós-desmame é maior, aprendendo com as variações dentro de cada comportamento usando dados anotados manualmente por um cientista comportamental.
As alterações comportamentais quantificadas automaticamente foram consistentes com os efeitos da ausência de antimicrobianos no desempenho e na saúde dos leitões, e apresentaram-se como menor eficiência alimentar e fezes mais soltas. Nestes leitões, tanto o comportamento de beber como de ficar em pé aumentaram durante os primeiros 6 dias pós-desmame. A correlação entre a consistência fecal e o comportamento de beber 6 dias após o desmame foi relativamente alta, sugerindo que estes comportamentos podem ter valor diagnóstico. A presença ou ausência de antimicrobianos na ração não teve efeito no comportamento alimentar, que, no entanto, aumentou com o tempo.
O método desenvolvido é capaz de monitorar automaticamente diversos comportamentos diferentes de um grupo de suínos ao mesmo tempo, demonstrando valor potencial como ferramenta de diagnóstico.
Kyriazakis Ilias, Alameer Ali, Bučková Katarína, Muns Ramon. Toward the automated detection of behavioral changes associated with the post-weaning transition in pigs. Frontiers in Veterinary Science. 2023(9). https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fvets.2022.1087570