Aumentar a idade de desmame dos leitões e manter a eficiência reprodutiva depende da capacidade de estimular a ovulação das matrizes durante a lactação sem reduzir a taxa de prenhez e o tamanho das ninhadas subsequentes. O objetivo deste estudo foi determinar se uma redução na carga de leitões lactentes, antes ou imediatamente após a cobertura na lactação, alterava o desenvolvimento dos folículos ovarianos e aumentava a sobrevivência embrionária até o 30º dia de gestação.
Métodos: Cinquenta e nove matrizes multíparas Large White x Landrace foram distribuídas em um de três tratamentos; tamanho da leitegada mantido em 11 leitões (controle); tamanho da leitegada reduzido para sete leitões no 18º dia de lactação (desmame parcial); ou reduzido para sete leitões na expressão do cio na lactação (desmame parcial no cio).

Resultados: A percentagem de matrizes que expressaram estro na lactação não diferiu entre os tratamentos (79,7%) e o desmame parcial teve efeitos mínimos no desenvolvimento dos folículos ovarianos. As taxas de prenhez foram maiores em fêmeas com desmame parcial e desmame parcial no cio, em comparação com matrizes controle. A sobrevivência dos embriões até ao 30º dia de gestação foi maior nas matrizes parcialmente desmamadas (73,7%) do que nas nas controle (56,4%) e nas fêmeas parcialmente desmamadas no cio (49,5%).
Conclusão: Em resumo, o desmame de uma parte da leitegada antes da cobertura durante a lactação da matriz melhorou a taxa de prenhez e a sobrevivência embrionária.
Weaver AC, Kind KL, Herde PJ, van Wettere WHEJ. Split weaning improves pregnancy rate and embryo survival in sows mated in lactation. Animal Reproduction Science. 2024; 263: 107440. https://doi.org/10.1016/j.anireprosci.2024.107440.