Para avaliar o desempenho de machos derivados de clonagem de células somáticas, analisamos vários aspectos de suas características reprodutivas e a expressão de dois genes foram estudados. Os machos clonados (Duroc × Jinhua clonado) foram analisados quanto ao peso ao nascer, taxa de crescimento, idade na primeira ejaculação, características do sêmen e fertilidade, em comparação com machos controle criados naturalmente da mesma raça. A expressão do gene foi estudada usando o marcador microssatélite SWC9 para o fator de crescimento semelhante à insulina -2 do gene expresso paterno (IGF2) e com polimorfismos de nucleotídeo único (SNP) para o gene expresso materno 3 (MEG3).
Os machos clonados tinham alta produção de sêmen e eram quase iguais em fertilidade aos animais convencionais; Eles mostraram características semelhantes aos varrões de criação natural da mesma raça. A expressão de IGF2 foi parcialmente afetada, mas esse envolvimento não foi relacionado a uma mudança no desenvolvimento ou desempenho reprodutivo.
Esses resultados indicam que o uso de machos clonados com características desejáveis pode ser altamente eficaz na produção de suínos, preservando recursos genéticos e reduzindo o risco de doenças epidêmicas, como a febre aftosa.O armazenamento de células somáticas pode ser uma medida preventiva para garantir o repovoamento de suínos após uma futura pandemia.
Kawarasaki, T., Enya, S., Otake, M., Shibata, M. and Mikawa, S. ( 2017) Reproductive performance and expression of imprinted genes in somatic cell cloned boars. Anim Sci J, 88: 1801– 1810. doi: 10.1111/asj.12838.