A conservação dos recursos genéticos das raças suínas, especialmente do suíno ibérico, é crucial para o melhoramento genético e a produção sustentável. O armazenamento prolongado em nitrogênio líquido (LN2) é reconhecido por preservar a diversidade genética, mas possíveis efeitos adversos na qualidade do sêmen permanecem. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de dez anos de conservação em diferentes níveis de LN2 e otimizar os protocolos de descongelação do sêmen de suíno ibérico.
Métodos: Amostras de sêmen de 53 machos foram criopreservadas e armazenadas em diferentes níveis de LN2 e, uma década depois, descongeladas a 37°C por 20 s ou a 70°C por 8 s. A motilidade espermática, a integridade da membrana, o status do acrossomo e a fragmentação do DNA foram avaliados no ano 0 e no ano 10.
Resultados: No geral, não foram observadas diferenças significativas na qualidade do sêmen após o descongelamento entre os níveis de armazenamento no ano 0 ou no ano 10. No entanto, o descongelamento a 70°C por 8 s apresentou melhorias significativas, principalmente nas amostras sempre preservadas em LN2, em todos os parâmetros analisados. exceto a fragmentação, que não foi afetada pela criopreservação.
Conclusão: Este estudo sugere que a conservação a longo prazo do sêmen de suíno ibérico não afeta a qualidade ao longo do tempo, independentemente de as amostras estarem completamente imersas em LN2. Além disso, foi determinado que o descongelamento a 70 °C por 8 s maximiza a qualidade espermática pós-descongelamento, especialmente naquelas amostras sempre mantidas imersas em LN2.
Álvarez-Rodríguez M, Tomás-Almenar C, Nieto-Cristóbal H, de Mercado E. Evaluation of Different Thawing Protocols on Iberian Boar Sperm Preserved for 10 Years at Different Liquid Nitrogen Levels. Animals. 2024; 14(6): 914. https://doi.org/10.3390/ani14060914