Acredita-se que a região determinante do sexo no cromossomo Y (SRY) seja o principal elemento genético no desenvolvimento masculino em mamíferos. Modificações patogênicas dentro do gene SRY estão associadas a uma síndrome de inversão do sexo masculino para feminino em humanos e outras espécies de mamíferos, incluindo coelhos e camundongos. No entanto, os mecanismos subjacentes são amplamente desconhecidos. Para compreender a função biológica do gene SRY, uma análise mutacional dirigida ao local é necessária para investigar as alterações fenotípicas associadas nos níveis molecular, celular e morfológico. Neste estudo, o gene SRY suíno foi inativado por microinjeção de duas ribonucleoproteínas CRISPR-Cas, visando o "grupo de alta mobilidade" (HMG) localizado centralmente, seguido por uma mutação de frameshift da sequência SRY em direção à extremidade 3.
Como resultado, os suínos geneticamente machos (XY) foram desenvolvidos com genitais femininos externos e internos completos, os quais, no entanto, eram significativamente menores do que os das fêmeas controle de 9 meses de idade. A análise de PCR quantitativa digital revelou uma duplicação do locus SRY em suínos Landrace semelhante à duplicação palindrômica conhecida em suínos Duroc.
Este estudo demonstra o papel essencial do domínio HMG no gene SRY na determinação do sexo do suíno macho. Este estudo preliminar pode ajudar a resolver o problema da preferência sexual para melhorar o bem-estar animal. Esta descoberta do SRY como peça-chave para determinar o sexo em suínos pode ser uma alternativa à castração cirúrgica na produção, evitando o odor sexual. Além disso, estabelece um modelo para animais de grande porte mais comparável ao humano no que diz respeito à genética, fisiologia e anatomia, fundamental em estudos longitudinais para decifrar a determinação do sexo em mamíferos e relevante para o desenvolvimento de novas ações contra os transtornos do desenvolvimento da sexualidade humana. .
Knockout of the HMG domain of the porcine SRY gene causes sex reversal in gene-edited pigs. Proceedings of the National Academy of Sciences. 2021; 118(2): e2008743118. https://doi.org/10.1073/pnas.2008743118