O consumo diário de água e os padrões de desperdício têm efeitos importantes na eficácia da dosagem antimicrobiana na água quando realizada para metafilaxia ou tratamento de doenças clínicas. No entanto, o consumo diário de água e os padrões de desperdício não são quantificados rotineiramente nas granjas e não são bem compreendidos. Neste trabalho, um estudo observacional prospectivo de 27 dias foi realizado sobre o consumo diário de água e os padrões de desperdício de um grupo de 15 suínos de terminação.
Os resultados mostraram que o grupo de suínos desperdiça em média 36,5% da água utilizada por dia. Modelos dos padrões de água consumida e desperdiçada por suínos ao longo de cada período de 24 horas foram desenvolvidos usando um método estatístico bayesiano com a função brm do pacote brms. Ambos os padrões foram unimodais, com picos entre 14h00 e 17h00, e estreitamente alinhados. O desperdício foi ligeiramente maior durante as horas de maior consumo de água.
Este estudo demonstra que é possível quantificar o consumo e os padrões de desperdício de água pelos suínos em granjas por meio de um sistema que registra e agrega dados e os analisa usando modelos aditivos generalizados hierárquicos. Este sistema pode contribuir para uma dosagem mais eficaz de antimicrobianos na água e um melhor gerenciamento dos mesmos, ajudando a reduzir as quantidades de antimicrobianos utilizados e disseminados no meio ambiente.
Little SB, Browning GF, Woodward AP, Billman-Jacobe H. Water consumption and wastage behaviour in pigs: implications for antimicrobial administration and stewardship. Animal. 2022; 16(8): 100586. https://doi.org/10.1016/j.animal.2022.100586