A progênie de primíparas (PP) muitas vezes restringiu o desempenho do crescimento e o estado de saúde em comparação com a progênie de multíparas (PM) desde o nascimento, e os mecanismos subjacentes responsáveis por isso ainda não são totalmente compreendidos. O presente estudo teve como objetivo comparar as diferenças de crescimento e desenvolvimento entre PP e PM nas primeiras 24 horas após o nascimento e no período de desmame. Duas coortes de leitões, incluindo 36 PP e 37 PM, foram sacrificadas em um dos quatro momentos: uma coorte de nascimentos (no nascimento antes da mamada, 0 horas; e 24 horas após o parto, 24 horas; n = 33) e uma coorte de desmame (com aproximadamente 29 dias de idade; "pré-desmame", PrD; e 24 horas após o desmame; "pós-desmame", POD; n = 40). Os leitões foram pesados individualmente às 0 h, 24 h, PrD e PoD até o ponto de eutanásia, momento em que os pesos dos tecidos e órgãos selecionados foram registrados e analisados em relação ao PC. O comprimento do intestino delgado (DI), do fêmur e do corpo também foi medido, uma amostra de soro foi coletada e a concentração de IgG foi analisada. Amostras da mucosa jejunal e ileal foram coletadas e analisadas para determinar a proteína total e a atividade específica da lactase.
Os PP abatidos eram mais leves que o PM em todos os momentos. Em todos os momentos, as proporções de peso do quadríceps para o comprimento do fêmur, PC para o comprimento do corpo, baço para PC e ID para o peso foram menores no PP do que no PM. Não houve diferenças nas proporções de estômago ou coração em relação ao peso corporal entre PP e PM em nenhuma das coortes. A proporção de peso do cérebro para o fígado foi maior na PP do que na PM na coorte de nascimentos, e a relação cérebro / PC foi maior na PP nas coortes de nascimento e desmame. A relação fígado / peso corporal foi semelhante ao nascimento, mas maior no PP ao redor do desmame. O conteúdo proteico total da mucosa no jejuno e íleo foi menor no PP às 24 horas em comparação ao MP, e a atividade específica da lactase foi maior no PP na coorte de nascimentos, enquanto não houve diferenças na coorte de desmame. Os leitões tiveram uma menor concentração sérica de IgG em comparação às 24 horas da tarde, mas não houve diferenças na coorte de desmame.
Tomados em conjunto, esses achados sugerem que o desenvolvimento precoce da PP pode ser atrasado em comparação à MP e que várias diferenças anatômicas entre a PP e a MP que existem após o nascimento também estão presentes no desmame.
Jessica R Craig, Frank R Dunshea, Jeremy J Cottrell, John B Furness, Udani A Wijesiriwardana, John R Pluske, A comparison of the anatomical and gastrointestinal functional development between gilt and sow progeny around birth and weaning, Journal of Animal Science, Volume 97, Issue 9, September 2019, Pages 3809–3822, https://doi.org/10.1093/jas/skz217