Este estudo comparou o uso de mantas de aquecimento de água quente, mantas de aquecimento elétricas e lâmpadas de aquecimento como fonte de calor suplementar para leitões. Quarenta e duas leitegadas foram estudadas em três ensaios. Em todos os ensaios, o comportamento dos leitões foi filmado nos dias 1, 3, 7, 14 e 21 pós-parto. Os vídeos foram analisados para registrar posturas (deitado e em pé) e locais (sobre ou longe da fonte de calor) para avaliar a utilização das fontes pelos leitões. Foram registrados: o tamanho da leitegada, seu peso ao nascer e mortalidade ao desmame e pré-desmame. Os dados foram analisados pelos procedimentos SAS Glimmix.
Os leitões passaram mais tempo nas mantas térmicas de água quente do que sob as lâmpadas de aquecimento. Não foram observadas diferenças no desempenho dos leitões entre mantas de água quente e lâmpadas de aquecimento, exceto que a mortalidade tendeu a ser maior em mantas de água morna. O desempenho dos leitões e o uso de fontes de calor foram comparáveis para lâmpadas de aquecimento e cobertores elétricos. Ao comparar cobertores de aquecimento de água quente com cobertores elétricos, os leitões que receberam cobertores de aquecimento de água quente gastaram mais tempo no cobertor em comparação com os cobertores elétricos. Não foram observadas diferenças na mortalidade pré-desmame, peso da leitegada e ganho diário individual entre os grupos, cobertor de água quente e cobertor elétrico.
Esses resultados sugerem que cobertores elétricos e lâmpadas de aquecimento foram comparáveis na manutenção do desempenho e comportamento postural dos leitões.
Zhu Y, Li Y, Reese M, Buchanan E, Tallaksen J, Johnston L. Behavior and Performance of Suckling Piglets Provided Three Supplemental Heat Sources. Animals. 2020; 10(7):1155. https://doi.org/10.3390/ani10071155