A expressão vocal da emoção foi observada em todas as espécies e pode fornecer um meio não invasivo e confiável de avaliar as emoções dos animais. Este estudo investigou se as pistas vocais para emoção em suínos reveladas em estudos anteriores são válidas em todos os tipos de sons e situações, e se elas poderiam ser usadas para desenvolver uma ferramenta automatizada de rastreamento de emoções. Foi analisado um conjunto de dados único e extenso de sons de baixa e alta frequência emitidos por suínos em várias fases produtivas desde o nascimento até o abate (7.414 sons de 411 suínos).
Os resultados revelaram que a valência emocional atribuída aos contextos de produção (positivo versus negativo) afetou todos os parâmetros investigados tanto em baixa quanto em alta frequência. Da mesma forma, a categoria de contexto afetou todos os parâmetros. Dois métodos automatizados diferentes para classificação de som foram testados; uma rede neural revelou uma precisão de classificação muito maior em comparação com uma análise de função discriminante permutada (pDFA), tanto para valência (rede neural: 91,5%; análise de pDFA média ponderada em alta e baixa frequência, classificação cruzada: 61,7% com probabilidade nível de 50,5%) e para o contexto (rede neural: 81,5%; média ponderada da análise de pDFA em alta e baixa frequência, classificação cruzada: 19,4% com nível de probabilidade de 14,3%).
Esses resultados sugerem que um sistema de reconhecimento automatizado pode ser desenvolvido para monitorar o bem-estar dos suínos na granja.
Briefer EF, Sypherd CCR, Linhart P, et al. Classification of pig calls produced from birth to slaughter according to their emotional valence and context of production. Scientific Reports 2022; 12: 3409. https://doi.org/10.1038/s41598-022-07174-8