Os ácidos orgânicos têm sido usados para melhorar a saúde e o desempenho de crescimento de leitões recém-desmamados devido à sua capacidade de diminuir o pH do trato gastrointestinal, melhorar a digestibilidade dos nutrientes e inibir o crescimento de bactérias patogênicas. As funções e propriedades variam entre os diferentes tipos de acidificantes. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de diferentes níveis de butirato de sódio combinado com ácido benzóico no desempenho zootécnico e na microbiota intestinal de leitões recém-desmamados.
Um total de 398 leitões desmamados de duas salas foram acompanhados. Os suínos foram alimentados com dietas experimentais por 35 e 40 dias e as dietas foram divididas em fase 1 (dia 0-7), fase 2 (dia 7-21) e fase 3 (dia 21-35) ou 19 dias (dia 21). -40). O dióxido de titânio (0,3%; TiO2) foi adicionado à dieta da fase 3 como um marcador de indigestibilidade. Em cada fase houve quatro tratamentos dietéticos: BA (dieta basal + 0,5% de ácido benzóico), BA + 0,035% de butirato de sódio, BA + 0,070% de butirato de sódio e BA + 0,105% de butirato de sódio. Um tratamento dietético adicional (quinto) sem adição de ácidos orgânicos foi usado para determinar o impacto do ácido benzóico a 0,5% e a análise da microbiota intestinal foi realizada. O consumo de ração e o peso dos suínos foram registrados no início do estudo e no último dia de cada fase. Além dos dados sobre o desempenho do crescimento, foram coletadas amostras de fezes, sangue e swabs fecais.
Verificou-se que o aumento dos níveis de butirato de sódio em uma dieta contendo 0,5% de ácido benzóico melhorou o desempenho de crescimento, que se estabilizou em suínos alimentados com 0,035% ou 0,070% de butirato. A análise da microbiota intestinal revelou que os suínos alimentados com a dieta de 0,035% de butirato tinham uma microbiota mais diversificada com mais bactérias potencialmente benéficas, como Oscilospira, Blautia e Turicibacter e níveis reduzidos de Veillonella e Sarcina.
Os resultados do presente estudo indicaram que a inclusão de butirato de sódio em níveis moderados em uma dieta com 0,5% de ácido benzóico melhorou o desempenho de crescimento de leitões desmamados e demonstrou potenciais benefícios à saúde da microbiota intestinal.
Wei X, Bottoms KA, Stein HH, Blavi L, Bradley CL, Bergstrom J, Knapp J, Story R, Maxwell C, Tsai T, Zhao J. Dietary organic acids modulate gut microbiota and improve growth performance of nursery pigs. Microorganisms. 2021; 9(1): 110. https://doi.org/10.3390%2Fmicroorganisms9010110