Este trabalho avaliou o uso do refratômetro Brix para determinar a concentração de imunoglobulina G (IgG) no soro suíno. Amostras de colostro foram coletadas de todas as tetas de 124 fêmeas com diferentes números de partos. Três categorias foram criadas de acordo com o tempo de amostragem: as amostras colhidas entre 9 horas antes do início do parto e o nascimento do primeiro leitão foram classificadas como pré parto; As amostras coletadas entre o parto do primeiro leitão e as 4 h seguintes foram classificadas como parto; e, finalmente, os que foram coletados nas próximas 10 horas foram classificados como pós-parto. Uma vez coletadas, as amostras foram divididas em três partes; um foi analisado imediatamente, um segundo foi refrigerado e o terceiro foi congelado a -20 ° C. As amostras frescas e refrigeradas foram analisadas com um refratômetro Brix. O conteúdo de IgG das amostras congeladas também foi analisado usando um refratômetro Brix, e um subconjunto de 42 amostras também foi analisado com um kit comercial de imunodifusão radial (RID).
O percentual de Brix variou de 18,3% a 33,2%. A porcentagem de repetibilidade do Brix, avaliada pelo coeficiente de correlação intraclasse (CCI), foi muito forte (CCI fresco = 0,98, CCI refrigerado = 0,88 e CCI congelado = 0,99). Análise de variância ( ANOVA ) unidirecional mostrou que a temperatura de armazenamento não afetou a porcentagem de IgG no colostro do BRIX. Foi observado um efeito significativo do tempo da amostragem na concentração de colostro da imunoglobulina, medida com Brix e RID. A concentração de imunoglobulina G medida em RID variou de 13,27 a 35,08 mg / ml. A porcentagem de Brix foi positivamente correlacionada (r = 0,56) com os resultados do RID.
Os resultados deste estudo indicam que o refratômetro Brix fornece uma estimativa simples, rápida e barata da IgG colostral em porcas.
A. Balzani, H. J. Cordell and S. A. Edwards. Evaluation of an on-farm method to assess colostrum IgG content in sows. animal / Volume 10 / Issue 04 / April 2016, pp 643-648. DOI: http://dx.doi.org/10.1017/S1751731115002451