A caudofagia ou mordedura de cauda tem sido reconhecida como um problema emergente na produção suína. Na Europa, o corte da cauda é realizado em granjas suinícolas para reduzir a prevalência de lesões na cauda. No entanto, este procedimento só deve ser aplicado como medida de último recurso, uma vez que é imperativo ter em conta o seu impacto negativo no bem-estar dos animais. Durante a inspeção sanitária, a avaliação do estado da cauda pode ser um desafio e levar a uma subestimação da verdadeira prevalência da mordedura da cauda. O objetivo deste estudo foi avaliar a incidência de mordedura de cauda em suínos abatidos, analisar a associação de lesões de cauda com o sistema de produção e comprimento da cauda, explorar a relação entre achados post mortem, apreensões de carcaças e mordedura de cauda e avaliar a importância do desenvolvimento uma classificação mais detalhada para a avaliação da condição da cauda que inclui tecido cicatricial.
Em um frigorífico espanhol foi recolhida informação sobre um total de 9.189 suínos de 73 lotes com diferentes comprimentos de cauda (intacta, semi-cortada e totalmente cortada) e diferentes sistemas de produção (convencional, convencional sem administração de antimicrobianos e orgânico). Foram registradas apreensões totais e parciais de carcaças. Devido à rapidez da linha de abate, só foi possível classificar um subconjunto de 3.636 animais, cujas caudas foram avaliadas por meio de dois sistemas de classificação-pontuação: o escore de lesão (relativo a lesões recentes na cauda) e o de cicatrização (que avalia a presença de tecido cicatricial de lesões antigas).
A probabilidade de observar lesões na cauda variou com o comprimento da cauda, sendo os porcos com cauda intacta mais propensos a sofrer lesões graves em comparação com outros comprimentos. Os lotes com maior pontuação de lesão tiveram maior probabilidade de serem totalmente confiscados, sendo essa associação ainda mais significativa com a pontuação de cura. A principal causa da condenação total foi a sepse. A sepse teve relação significativa com o escore de lesão e o escore de cicatrização, sendo este último mais relevante. A probabilidade de rejeição parcial dentro de cada lote e de rejeição local devido à presença de abscessos aumentou significativamente com o aumento do escore de cicatrização. No que diz respeito aos sistemas de produção, os suínos provenientes de granjas biológicas tinham maior probabilidade de serem completamente condenados em comparação com os outros dois sistemas de produção.
Este estudo concluiu que o tecido cicatricial tem uma relação significativa com os achados post mortem e as rejeições totais e locais, desempenhando um papel mais relevante em comparação com as lesões recentes, o que confirma que deve ser incluído no programa de vigilância de mordeduras de cauda. É necessária a atualização do método de classificação das lesões por mordedura de cauda, com o objetivo de auxiliar na identificação de carcaças com risco de danos e também funcionar como um potencial indicador de bem-estar.