Os espermatozoides são sensíveis a espécies reativas de oxigênio. A próstata secreta grandes quantidades de espermina e espermidina, que são poderosos destruidores naturais de radicais livres e protegem as células das reações redox. Portanto, neste trabalho, o esperma do suíno foi usado como modelo para estudar a absorção de poliamina e descobrir se as poliaminas protegem o esperma do estresse oxidativo. Sete suínos aptos para a reprodução e férteis (15 a 30 meses de idade) foram utilizados neste estudo.
No experimento 1, espermina e espermidina (3,6 ± 0,3 e 3,3 ± 0,2 mmol/L, respectivamente) foram abundantes no plasma seminal, e o teor de poliamina diminuiu após armazenamento a 17 °C por 7 dias ou incubação a 37 °C por 6 horas. No experimento 2, usando espermina ou espermidina marcadas por conjugação de isotiocianato de fluoresceína e cromatografia líquida de alta eficiência, verificou-se que o acúmulo de espermina ou espermidina em espermatozóides foi inibido por quinidina e DL-tetrahidropalmatina (THP, inibidores de transportadores de cátions orgânicos), mas não por midronato e L-carnitina (inibidores do transportador de cátions orgânicos/carnitina). No experimento 3, a adição de espermina ou espermidina (0,5 mmol/L) no diluente resultou em aumento da motilidade, integridade da membrana plasmática e do acrossoma e diminuição do nível de espécies reativas de oxigênio durante o armazenamento in-house. vitro a 17 °C por 7 dias. No experimento 4, sob condições de estresse oxidativo (tratamento com H2O2 a 37 °C por 2 horas), a adição de espermina (1 mmol/L) ou espermidina (0,5 mmol/L) no diluente aumentou a atividade da glutationa peroxidase, glutationa redutase e glutationa S-transferase; reduziu a proporção de glutationa para glutationa oxidada e mitigou a peroxidação lipídica induzida por estresse oxidativo, danos ao DNA, potencial de membrana mitocondrial reduzido (ΔΨm), depleção de trifosfato de adenosina e sobrecarga de concentração de cálcio intracelular ([Ca2+]i), melhorando a motilidade espermática, integridade plasmática de membrana e acrossoma in vitro.
Os resultados sugerem que a espermina e a espermidina aliviam o estresse oxidativo através da capacidade antioxidante, melhorando a eficiência da preservação do sêmen suíno.
Li R, Wu X, Zhu Z, Lv Y, Zheng Y, Lu H, Zhou K, Wu D, Zeng W, Dong W, Zhang T, Polyamines protect boar sperm from oxidative stress in vitro, Journal of Animal Science. 2022; 100(4): skac069. https://doi.org/10.1093/jas/skac069