X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Análise de custo-efetividade de medidas para reduzir lesões por caudofagia em suínos de terminação

Em níveis de risco mais baixos de lesões por mordedura de cauda, ​​o fornecimento de material de enriquecimento e outras medidas menos dispendiosas, mas relativamente eficazes, podem desempenhar um papel importante.

27 Abril 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

A caudofagia ou mordedura da cauda é um importante problema de bem-estar animal no setor suíno. Diferentes estudos identificaram vários fatores de risco que podem levar à mordedura de cauda e propõem medidas de mitigação. Este estudo se concentrou nas seguintes sete medidas principais que afetam o risco de lesões por mordedura de cauda: melhorias no fornecimento de palha, ventilação do galpão, genética, densidade da baia, sanidade, fornecimento de fontes pontuais de material de enriquecimento e adoção de sistemas de alerta. O objetivo deste estudo foi analisar se essas medidas selecionadas para reduzir o risco de lesões por caudofagia em suínos de terminação são custo-efetivas. O problema foi analisado, primeiramente, resumindo as intervenções mais possíveis, seus custos e os efeitos esperados na prevalência de lesões; em segundo lugar, usando um modelo bioeconômico estocástico para simular a rentabilidade econômica por local de suíno e por suíno em diferentes níveis de prevalência de lesões; e, terceiro, analisando a magnitude da redução de lesões em diferentes níveis de prevalência na linha de base para cobrir os custos das intervenções. Foram consideradas no modelo lesões por mordeduras de cauda de gravidade que exigissem ação (medicação ou outros cuidados, ou adoção de medidas preventivas) por parte do produtor de suínos. Os resultados fornecem orientação sobre os benefícios e custos esperados das intervenções estudadas.

De acordo com os resultados, se a prevalência média das lesões de caudofagia for de 10%, os custos deste comportamento nocivo podem atingir os 2,3€ (aproximadamente R$ 11,00) por suíno abatido. Medidas que foram consideradas menos onerosas de implementar, como o fornecimento de material de enriquecimento, ou que proporcionaram benefícios mais amplos à produção, como melhorias na ventilação e na sanidade animal, tornaram-se lucrativas com um nível de eficácia menor do que as medidas que foram consideradas as mais importantes, mais caro de implementar (por exemplo, fornecimento de palha, mais espaço disponível, sistemas automatizados de alerta antecipado).

Medidas consideradas mais eficientes na redução do risco de caudofagia, ​​como o fornecimento de palha, podem ser custo-efetivas para prevenção, principalmente quando o risco é alto. Em níveis de risco mais baixos, o fornecimento de material de enriquecimento e outras medidas menos dispendiosas, mas relativamente eficazes, podem desempenhar um papel importante. No entanto, a seleção de medidas adequadas ao problema de cada granja é essencial. Por exemplo, se a sanidade debilitada ou baias sub-enriquecidas estiverem causando um risco elevado de lesões por mordedura de cauda, ​​melhorar o manejo ou o enriquecimento das baias pode resolver o problema de maneira econômica.

Niemi JK, Edwards SA, Papanastasiou DK, Piette D, Stygar AH, Wallenbeck A, Valros A. Cost-Effectiveness Analysis of Seven Measures to Reduce Tail Biting Lesions in Fattening Pigs. Frontiers in Veterinary Science. 2021; 8:1020. https://doi.org/10.3389/fvets.2021.682330

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista