Foi realizado um estudo para avaliar os efeitos de uma segunda injeção de ferro dextrano administrada a leitões entre os dias 6 e 8 de idade.
Métodos: Um total de 144 suínos mestiços (partes iguais de machos castrados e leitoas; idade inicial de 6 a 8 dias; peso inicial = 2,86 ± 0,01 kg) foram designados para o tratamento controle ou segunda injeção. Os animais foram pareados por sexo e peso dentro de uma leitegada e distribuídos aleatoriamente para tratamento com ferro dentro de cada par. Todos os suínos receberam uma injeção intramuscular prévia de ferro dextrano (200 mg Fe) <24 horas após o nascimento. Os animais designados para o segundo tratamento de injeção receberam uma segunda injeção intramuscular de ferro dextrano (200 mg Fe) nos dias 6 a 8. Todos foram desmamados aos 22 a 25 dias, alojados em baias (6 suínos/baia) e receberam uma dieta à base de soja e fubá de milho. O peso e o consumo de ração foram registrados a cada 2 semanas. As concentrações de hemoglobina foram medidas no nascimento, no início do estudo (dias 6 a 8), no desmame e no final da transição e do estudo. No final do estudo, 1 suíno/baia (n = 12 suínos/tratamento), mais próximo da média da baia, foi selecionado e abatido para medir as características da carcaça. O animal individual serviu como unidade experimental para dados de peso, hemoglobina, ganho médio diário e características da carcaça, enquanto a baia serviu como unidade experimental para dados sobre consumo médio diário de ração e eficiência.
Resultados: Os suínos que receberam a segunda injeção apresentaram níveis mais elevados de hemoglobina ao desmame (13,1 vs. 10,7 g/dL, respetivamente) e no final da creche (12,1 vs. 11,7 g/dL, respetivamente) em comparação com os animais do grupo controle. Durante a terminação, aqueles que receberam a segunda injeção tiveram um ganho médio diário maior (0,94 vs. 0,91 kg, respectivamente) em comparação ao grupo controle. No geral, os animais que receberam a segunda injeção de ferro tiveram um aumento de aproximadamente 4% no ganho médio diário desde o desmame até ao final do estudo. A melhoria cumulativa no ganho médio diário desde o desmame até ao final do estudo observada para o grupo da segunda injeção resultou em suínos que receberam a segunda injeção com um peso mais elevado no final do estudo (~3 kg; P = 0,04). Após o abate, os suínos do grupo da segunda injeção tinham pedaços de lombo ~7,2% mais pesados em comparação com o grupo controle.
Conclusão: A administração de uma segunda injeção de ferro resultou num aumento da hemoglobina ao desmame e no final da creche, bem como numa melhoria do desempenho de crescimento desde o desmame até ao final do estudo e num aumento do peso da carcaça do suíno no frigorífico.
Chevalier TB, Lyons W, Paczosa DB, Rentfrow GK, Lindemann MD. A second iron injection administered to piglets during lactation improves hemoglobin concentration, growth performance, and carcass characteristics at slaughter. Journal of Animal Science. 2023; 101: skad270. https://doi.org/10.1093/jas/skad270