Polissacarídeos não amiláceos e fitato são comumente conhecidos como os principais componentes antinutricionais na alimentação animal, e não há enzima correspondente na dieta de animais. Como resultado, esta suplementação leva ao aumento da deposição de cálcio e fósforo nos ossos, melhora na taxa de crescimento e aumenta a taxa de conversão alimentar em suínos em terminação. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da suplementação dietética com multienzimas (complexo multicarboidrase e fitase) na digestibilidade, desempenho de crescimento, mineralização óssea, desempenho e características da carcaça de suínos de terminação alimentados com dietas com níveis adequados ou deficientes de energia líquida, aminoácidos, cálcio e fósforo. Um total de 576 animais castrados [Duroc × (Landrace × Yorkshire)] (~25 kg) foram alimentados com uma de seis dietas até o seu peso vivo se aproximar dos 130 kg. As dietas basais incluíram um controle positivo, controle negativo 1 e 2, enquanto três outras dietas foram preparadas adicionando multicarboidrase e complexo fitase às três dietas basais.
O peso final foi menor no controle negativo 2 em comparação aos tratamentos controle negativo 1 e controle positivo, enquanto o consumo total de ração e a taxa de conversão foram maiores nos tratamentos controle negativo 1 e 2 em comparação ao controle positivo. O controle negativo 2 apresentou menor peso de carcaça, mas maior percentual de carne magra em comparação ao controle positivo. A digestibilidade ileal aparente de energia bruta, proteína bruta e aminoácidos diminuiu ou tendeu a diminuir nos tratamentos controle negativo 1 e/ou controle negativo 2 em comparação ao controle positivo. A suplementação com complexos multicarboidrase e fitase melhorou a digestibilidade ileal aparente de cálcio, fósforo e aminoácidos (Lys, Leu, Val, Phe, Gly, Tyr e Pro), digestibilidade aparente total do trato de energia bruta, proteína bruta, resistência óssea, e retenção de cálcio e fósforo.
Em conclusão, a suplementação com complexos multicarboidrase e fitase melhorou a digestibilidade dos nutrientes, a mineralização óssea e o desempenho de crescimento dos suínos em terminação, independentemente do nível nutricional da dieta basal.
Chen F, Yang L, Zhe L, Jlali M, Zhuo Y, Jiang X, Huang L, Wu F, Zhang R, Xu S, Lin Y, Che L, Feng B, Wu D, Preynat A, Fang Z. Supplementation of a Multi-Carbohydrase and Phytase Complex in Diets Regardless of Nutritional Levels, Improved Nutrients Digestibility, Growth Performance, and Bone Mineralization of Growing–Finishing Pigs. Animals. 2023; 13(9): 1557. https://doi.org/ 10.3390/ani13091557