X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

A resposta das fêmeas aos seres humanos informa o seu desempenho e as condições de vida

As porcas que tiveram um melhor relacionamento com seus criadores tendem a ter mais leitões totais e desmamados. O desempenho do desmame foi melhor para os produtores que valorizavam boas relações homem-animal.

9 Julho 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A frequência e a natureza dos contatos diários entre os produtores/funcionários e seus animais, influenciam diretamente na produção. Podendo ser positiva se houver confiança dos animais nos seres humanos ou desfavorável, se houver medo dos seres humanos, por parte do animal. Isso pode afetar os resultados técnicos. O objetivo do projeto RHAPORC era, por um lado, medir a relação entre humanos e animais (RHA) e avaliar sua importância nos resultados produtivos e, por outro lado, identificar os fatores que determinam o RHA. A RHA foi avaliada por meio de testes de aproximação realizados em 52 granjas, para uma amostra de 30 porcas (parto 2 ou mais) e 5 marrãs (parto 1) por granja, durante o período de gestação. Dois observadores visitaram 26 granjas cada. Cada animal recebeu uma pontuação de reatividade de 0 (aproximação impossível) a 4 (manutenção do contato físico por mais de 5 segundos). O desempenho do parto anterior foi registrado, bem como os resultados produtivos anuais da fazenda. Os pecuaristas foram separados em três perfis, com base nas entrevistas.

As pontuações variaram significativamente, dependendo do número de partos (P <0,001). Eles foram maiores nas marrãs (2.2) e porcas de parto 2 e 3 (1.9) do que nas de parto 4 ou mais (≤ 1.7) e foram influenciados por muitos fatores: ambiente (sistema de alimentação, tipo de solo), tamanho do grupo, variedade de animais, perfil dos pecuaristas e práticas de quarentena. Os escores mais altos, 3 e 4, que refletem a aceitação do contato da porca, foram associados a fêmeas que parem mais leitões totais e desmamados (P <0,01). O desempenho do desmame na granja também foi melhor para os produtores cujo perfil foi caracterizado pela importância da RHA em sua profissão (P <0,05).

Nossas observações reafirmam a importância de um bom relacionamento entre os funcionários e seus animais.

Courboulay, V., Kling-eveillard, F., Champigneulle, F., Fresnay, É., Pol, F. What the responsiveness of sows to humans tell us about their performance and living conditions. 52èmes Journées de la Recherche Porcine

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 157234 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista