X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

A proteína transmembrana pEP84R do vírus PSA é fundamental para montagem do núcleo

As descobertas revelam um mecanismo regulatório chave para a morfogênese do vírus da PSA e identificam um novo alvo relevante para o desenvolvimento de tratamentos contra essa ameaça reemergente.

13 Julho 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O vírus da peste suína africana (PSA) causa uma doença hemorrágica com circulação mundial e sem tratamento disponível. A partícula infecciosa possui uma estrutura multicamada que se articula em um envelope interno derivado do retículo endoplasmático. Essa membrana atua como uma plataforma de ancoragem para a montagem do capsídeo icosaédrico externo e do invólucro central subjacente, uma camada de ponte necessária para a formação do nucleóide central contendo o genoma. Embora os detalhes da montagem do capsídeo externo sejam relativamente bem conhecidos, os da formação do núcleo permanecem obscuros. Neste estudo apresentamos a caracterização funcional de pEP84R, um polipeptídeo transmembranar embutido no envelope interno que envolve o núcleo do vírus.

Usando um vírus PSA recombinante que expressa induzivelmente o gene EP84R, mostramos que a ausência de pEP84R resulta na formação de partículas icosaédricas não infecciosas sem núcleo que mostram um defeito significativo no empacotamento do DNA. Ao mesmo tempo, estruturas em forma de concha formadas pela co-montagem das poliproteínas virais pp220 e pp62 confundem as membranas do retículo não endoplasmático, como também é o caso quando estas são co-expressas na ausência de outras proteínas virais. Curiosamente, a co-expressão de ambas as poliproteínas com pEP84R levou à formação de conjuntos semelhantes a conchas no retículo endoplasmático e os ensaios de co-imunoprecipitação mostraram que pEP84R se liga à região N-terminal de pp220. Tomados em conjunto, esses resultados indicam que o pEP84R desempenha um papel crucial na montagem do núcleo, direcionando as poliproteínas do revestimento do núcleo para o envelope interno do vírus, permitindo o empacotamento subsequente do genoma e a formação do nucleóide.

Essas descobertas revelam um mecanismo regulatório chave para a morfogênese do vírus da PSA e identificam um novo alvo relevante para o desenvolvimento de ferramentas terapêuticas contra essa ameaça reemergente.

Alejo A, García-Castey M, Guerra M, Hernáez B, Martín V, Matamoros T, et al. (2023) African swine fever virus transmembrane protein pEP84R guides core assembly. PLoS Pathogens. 19(1): e1011136. https://doi.org/10.1371/journal.ppat.1011136

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 157234 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista